A ABNT NBR ISO 14001 é voltada para o Sistema de Gestão Ambiental e permite que a empresa desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente respondendo rapidamente às mudanças das condições ambientais. A norma, geralmente, é buscada por empresas que desejam estabelecer e/ou aprimorar o Sistema de Gestão Ambiental.
Em 2015, a ISO 14001 sofreu uma mudança, passando a incorporar, além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, dentre outras. Por isso, hoje apresentaremos algumas mudanças da ISO.
Direcionamento Estratégico: essa mudança tem o objetivo de refletir práticas empresariais mais modernas e algumas técnicas que podem ser utilizadas para esse item, como a aplicação de uma matriz SWOT e o uso de Canvas a fim de alinhar todas as diretrizes estratégicas da organização.
Liderança: uma vez que será necessária a integração da gestão ambiental com os processos corporativos e com o ambiente de negócios da empresa, fortalece a vocação para o desenvolvimento sustentável, evidenciando a necessidade do comprometimento de todos na empresa, principalmente da liderança, com os resultados encontrados.
Desempenho Ambiental: A versão atualizada da ISO 14001 conduz a uma análise mais enfática das reais reduções de emissões, efluentes e resíduos que a empresa obteve com a implementação do sistema de gestão ambiental, além de ter maior preocupação com o gerenciamento dos aspectos ambientais durante o ciclo de vida do produto ou serviço da organização.
Documentos: a linguagem também mudou, a fim de evitar dúvidas e garantir a compreensão e interpretação consistente dos requisitos; dessa forma, os atuais controle de documentos e controle de registros serão considerados como Informação Documentada, garantindo mais agilidade e controle sobre todas as informações relevantes para a empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog.
Fonte: Templum