COG ELETRISA – CENTRO DE OPERAÇÃO DA GERAÇÃO

O conceito do COG ELETRISA nasceu da necessidade de evolução da sistemática de operação de ativos do setor elétrico. Adequações na legislação vigente e a constante busca pela melhor eficiência na gestão dos recursos hídricos e nos processos de manutenção balizaram a concepção do nosso moderno centro de operações remotas.

A deficiência técnica constatada no processo de operação in loco de PCHs e CGHs em geral, especialmente nos pequenos empreendimentos particulares, é corrigida através da infraestrutura física e do know-how do COG ELETRISA, que gera diversos impactos positivos na geração, efeito evidente nos resultados e indicadores de operação e manutenção da planta.

O COG ELETRISA possui intrinsecamente a figura do operador técnico e do corpo de engenheiros de manutenção especializados, que possuem visão muito mais ampla e ponderada dos processos da usina do que o operador tecnicamente leigo que, na maior parte dos casos, opera os pequenos empreendimentos hidrelétricos.

Além da gestão eficaz do reservatório, operação nos melhores pontos de rendimento das máquinas e olhar criterioso sobre variáveis críticas, sua visão é desenvolvida e consolidada pela experiência adquirida na operação de múltiplas usinas, cada qual com sua particularidade, otimizando a geração conforme cada cenário.

Arquitetura do COG:

O COG ELETRISA dispõe de servidores de última geração, dedicados à execução da aplicação SCADA, operando em modo “hot-standby” com taxa de disponibilidade de 99,9%, atendendo os requisitos dos procedimentos de rede do ONS.        

Toda a infraestrutura de TI possui certificação apropriada e é fornecida por fabricantes consolidados no mercado. A segurança dos dados é garantida através da arquitetura avançada de rede, contando com a implementação de firewalls em ambas as pontas e encriptação apropriada ao tráfego de dados entre o COG e a usina.

Plataforma SCADA:

O sistema supervisório é baseado na plataforma Elipse E3, que possui alta performance de comunicação e conectividade, com mais de 400 equipamentos e recursos avançados de programação para o gerenciamento em tempo real de processos, integrando sistemas separados em uma arquitetura única.

A solução empregada pela Eletrisa, totalmente customizada para a operação eficiente de usinas, permite visualizar e operar o sistema em múltiplas estações, gerar indicadores, manipular grandes massas de dados e gerenciar alarmes da aplicação.

O sistema registra regularmente todas as informações disponíveis através da automação em nosso banco de dados, baseado no Microsoft SQL Server. Os registros são automaticamente espelhados em ambos os servidores, garantindo a consistência de dados mesmo em caso de uma eventual falha.

Operação:

O design e disposição das telas foi projetado de maneira a otimizar a operação e concentrar informações em uma interface multitelas, proporcionando um panorama completo da planta. Recursos gráficos permitem estender a funcionalidade do sistema de automação da usina (quando pré-existente) e acompanhar em tempo real a evolução de variáveis analógicas, como temperaturas, vibrações, níveis de reservatório, correntes, tensões, rotação, entre outros.

Níveis de alarme customizados podem ser implementados pelo próprio operador, para, por exemplo, acompanhamento de variáveis com restrições de operação determinadas pela manutenção. Todo o histórico da operação pode ser consultado facilmente através de nosso banco de dados, tanto na forma gráfica quanto na forma numérica.

As rotinas e procedimentos internos seguem as recomendações dos procedimentos de rede do ONS e determinam o fluxo de comunicação e atividades do COG ELETRISA.  

Comunicação:

O COG ELETRISA dispõe de linha telefônica dedicada para comunicação e interface com concessionárias, prestadores de serviço ou técnicos de campo. Além disso um sistema de monitoramento integrado via CFTV garante que a operação possa validar a resposta de comandos às máquinas de maneira visual e acompanhar atividades desenvolvidas em campo.

Os dados de geração e manutenção são disponibilizados aos diretores das usinas por meio de acesso restrito à nossa plataforma WEB, desenvolvida internamente e exclusivamente voltada para o processo de O&M de usinas hidrelétricas. Nela concentram-se informações relativas à geração, indisponibilidades, níveis de reservatório e indicadores de manutenção, organizadas em uma dashboard gráfica intuitiva e de fácil compreensão.

Fale com a gente

entre em contato conosco

endereço

Rua Joinville, 209 – Sala 301

Bairro Vila Nova - Blumenau - SC

CEP: 89035-200