MANUTENÇÃO ELETRISA

O setor de manutenção de usinas da ELETRISA foi criado em 2013, ao notarmos a carência de fornecedores que prestassem serviços qualificados a preços justos para pequenas centrais hidrelétricas.

Hoje presente em diversas usinas hidrelétricas, oferecemos aos nossos clientes um time de profissionais altamente qualificados, que atuam desde o acompanhamento do comissionamento da planta até o planejamento e a execução das manutenções, minimizando as paradas forçadas e o consequente vertimento turbinável.

Destacamos algumas das soluções de manutenção oferecidas pela ELETRISA, que podem ser contratados tanto de modo avulso como mensal:

Comissionamento:

Durante a fase de comissionamento da usina, a equipe da ELETRISA acompanha a montagem e a instalação dos equipamentos eletromecânicos na planta, levantando as informações necessárias e utilizando-as no cadastramento e planejamento da manutenção em sistema especializado.

Planejamento e Controle de Manutenção – PCM:

É necessário o cadastro de cada um dos equipamentos da planta, incluindo seus códigos, fabricantes, vendedores de peças, agendamento de suas manutenções preventivas, entre outros. Com estes dados em mãos, o departamento de PCM planeja as manutenções necessárias e controla a sua execução, registrando cada etapa em sistema próprio específico para este propósito, reduzindo ao mínimo a quantidade de tempo despendida em paradas forçadas e não forçadas e, desta forma, maximizando a geração da usina.

Manutenções Preditivas:

Consistem no acompanhamento dos ativos da usina para prever possíveis falhas antes que elas ocorram e causem maiores problemas. Isto se dá através da análise termográficas, coletas de óleo, acompanhamento dos dados de sensores, medições de aterramento, entre outros.

Este tipo de manutenção traz uma maior confiabilidade aos equipamentos, previsibilidade em seu funcionamento e redução de custo ao detectar falhas antes que elas comprometam a sua vida útil.

Manutenções Preventivas:

É a manutenção sistemática e periódica feita nos equipamentos de acordo com seu histórico de funcionamento. Geralmente é feita de acordo com o manual de instruções do próprio fabricante, mas pode ser realizada de acordo com as condições observadas. Neste tipo de manutenção se classificam, por exemplo, trocas de óleo, lubrificações, ajustes e troca de partes do equipamento.

Manutenções Corretivas:

Quando um equipamento ou sistema falha, é necessário identificar e analisar o problema para, em seguida, aplicar a manutenção necessária para restaurá-lo a sua condição operacional normal.

Como muitas vezes este tipo de falha impacta a geração da usina, é necessário que todo este procedimento seja realizado da forma mais rápida e acurada possível, minimizando os impactos operacionais e financeiros decorrentes.

Fale com a gente

entre em contato conosco

endereço

Rua Joinville, 209 – Sala 301

Bairro Vila Nova - Blumenau - SC

CEP: 89035-200